Você é um Imitador ou um Criador de Conteúdo?
É muito mais sobre ser um bom Curador de Conteúdo. Vem entender porque.
Alô, Creators! Vamos concordar que é fácil e tentador cair na armadilha de imitar o formato de conteúdo “que está em alta”? A fazer igual ao coleguinha do lado? Mas será que precisa?
Vamos lá, refletir juntas: será que esse realmente é o melhor caminho?
“A importância de criar repertório, fazer curadoria de conteúdo e ser autêntico não pode ser subestimada. Ter inspirações é essencial, mas a chave está em como você transforma essas referências em algo único e pessoal.”
Curar conteúdo significa selecionar o que ressoa com sua visão e valores, filtrando informações que agreguem valor ao seu público. Aqui na Between, a curadoria é um processo contínuo. Salvamos tudo de incrível que vemos em notas, em pastas de salvos no Instagram, lemos muito sobre o nosso nicho e discutimos essas ideias diariamente. E sim, é daí que saem os nossos conteúdos, ideias e projetos. Mas não, não precisa e nem deve ser igual ao de ninguém. E é assim que você deve fazer para crescer e posicionar sua marca no digital.
É preciso encontrar o equilíbrio entre curadoria, repertório e criação. Curadoria é sobre selecionar o que inspira e agrega valor, enquanto a criação é onde sua identidade aparece. É a combinação desses elementos que diferencia um criador autêntico de um mero imitador.
Então, como você pode fazer isso? Se inspirar sem copiar? Aqui vão algumas dicas:
Anote suas inspirações: Use aplicativos de notas para salvar ideias e referências. Nós usamos muito o Notion para organizar nossas inspirações.
Leia e pesquise: Mantenha-se atualizado com leituras relevantes ao seu nicho. Assinamos várias newsletters, ouvimos podcasts, consumimos as redes sociais com o olhar apurado, não apenar por entretenimento.
Refine seu olhar: Questione como cada inspiração pode ser adaptada ao seu estilo. Se pergunte: “Como posso trazer isso para o meu contexto?” “O que eu gostei em cada conteúdo: formato, música, roteiro, estilo?” Junte um pouquinho de cada inspiração para montar o seu próprio DNA. É esse olhar que é só seu.
Atribua novos significados à sua curadoria: Gostou de algo? Será que isso não pode ser visto de outra forma? Significar outra coisa se colocado em outro contexto? Curadoria e repertório te dão poderes para formar opiniões, mostrar exemplos, ser confiável e propagar reflexões. Isso vale ouro!
Não se contente em ser apenas mais um na multidão. Seja um criador autêntico e destaque-se pela sua singularidade.
🌿 Os "20-Minute Parks" e o Potencial desse Movimento para as Marcas
Como anda o seu tempo ao ar livre? Deve ter aumentado de uns tempos pra cá, né? Esse movimento vem acontecendo no mundo todo.
Inspirado no conceito japonês de "banho de floresta", a China está implementando os "20-Minute Parks", parques urbanos projetados para proporcionar uma experiência revigorante e acessível, permitindo que os moradores desfrutem de um momento de tranquilidade e conexão com a natureza a poucos minutos de casa.
E onde as pessoas estão, as marcas devem estar. E não ao contrário. Um novo mundo de oportunidades se abre. Além de melhorar a qualidade de vida, a vida ao ar livre se transformou no novo conceito onde é preciso explorar novas possibilidades como eventos, ativações de marketing e promoção de produtos que valorizem a vida ao ar livre.
As marcas podem aproveitar essa tendência crescente, patrocinando espaços verdes, promovendo atividades de bem-estar e fitness, ou até mesmo criando experiências sensoriais que conectem os consumidores com a natureza. O mercado de saúde e bem-estar está em expansão, e iniciativas como os "20-Minute Parks" abrem portas para inovações e novas formas de engajamento com o público.
Quer saber mais sobre como essa iniciativa está transformando a vida urbana na China e as oportunidades que ela pode oferecer? Confira o artigo completo aqui.
Workshop na LTK: Tendências e Produção de Conteúdo
Semana passada, conduzimos um workshop de tendências e produção de conteúdo na LTK BRASIL, em parceria com a marca de beleza brasileira, Océane. Foram dois dias intensos, repletos de conhecimento e trocas com um time incrível de Creators.
A gente acredita que sair da zona de conforto e buscar sempre mais conhecimento é essencial. Nunca sabemos o suficiente, afinal, tudo muda o tempo todo. Durante o evento, compartilhamos nossa bagagem de anos no digital e aprendemos muito também.
Foi um momento especial de conexão e aprendizado. A gente aprende ensinando e, mais ainda, trocando ideias e experiências.
Obrigada a todos que estiveram lá com a gente. Que venham os próximos eventos! 🚀✨
"A criatividade é a inteligência se divertindo." - Joey Reiman
Dani Mello's wknd tips:
Quero deixar e 3 dicas para o fim de semana, um livro, um filme e um documentário que nos últimos dias me atravessaram.
Vidas Perfeitas: Do renomado e apaixonado pelo Japão Win Wenders, esse filme tão singelo e que me tocou tanto, foi indicado ao Oscar de Melhor Filme Internacional. Ele nos convida a fazer uma pausa na agitação e correria de nossa rotina diária, para mergulharmos na arte da contemplação. [ no Mubi]
Federer, 12 dias finais: Se você é como eu, uma amante do Tênis vai adorar assistir ao documentário sobre os 12 últimos dias de Roger Federer enquanto um atleta profissional. Sou suspeita pois Federer para mim, é um dos melhores Esportistas do mundo. Sou grande fã da pessoa e do atleta que ele é. [ no Amazon Prime]
Outlive, Petter Attia: Longevidade tem sido um tema no qual tenho me interessado muito nos últimos tempos, mais precisamente desde que fiz 40 anos, e esse livro é um guia para quem quer envelhecer bem e não ser vencido pelos 4 cavalheiros.
** Você sabia que o CHATGPT pode revolucionar a sua maneira de executar o seu trabalho HOJE? E vamos além, uma equipe bem treinada, pode aumentar a produtividade, qualidade de entrega e ganhar mais tempo. Clica para saber mais sobre o nosso treinamento exclusivo para empresas.
Com carinho,
Fá e Dani.
Muita coisa pra refletir aqui!